5 passos para fazer seu site vender mais • Gabriel Soligo
Gabriel Soligo

Gabriel Soligo

Desenvolvedor Web e Designer UI/UX

5 passos para fazer seu site vender mais

A maioria das pessoas acredita que criar um site e colocá-lo no ar é tudo que precisam para que ele gere vendas e conversões. Mas poucos sabem como fazer para obter sucesso com seu negócio virtual.

Pensando nisso, resolvi criar este guia com 5 dicas para ajudar seu site alcançar melhores resultados  na conversão de visitantes em compradores, e com isso trazer excelentes resultados financeiros e também redução de custos.

Como fazer seu site vender mais?

Essa é a pergunta de 1 milhão de reais! Não existe uma receita de bolo para alcançar o sucesso, mas o que podemos ter em mente é que o seu site necessita de algumas diretrizes para obter sucesso.  O que realmente é essencial, para alavancar as vendas no seu site, é focar no público-alvo, tendo sempre atenção e cuidado tanto na criação e concepção, quanto depois que ele já esteja no ar.

Abordando de uma visão macro, seu site precisa transmitir confiança e credibilidade, além de oferecer ao seu usuário uma boa experiência de usabilidade, e isso, independente do ramo do seu negócio, seja um site de turismo, um e-commerce de roupas ou até um blog.

Tendo em vista isso, seu foco deve ser direcionado a um ambiente simples, prático, que, além de atrair usuários, consiga também oferecer respostas rápidas e claras. Veja com mais detalhes no conteúdo abaixo.

5 passos para suas vendas alavancarem

Vamos as dicas para que as pessoas ao usarem seu site, sintam-se à vontade para ficar e realizar uma compra.

 

1 – Direcione suas vendas

Para começar, é importante ter a visão exata de qual é o seu nicho de mercado. Parece algo simples, mas esse pode ser o problema que está atrapalhando o sucesso das suas vendas.

A ideia de deixar o foco do seu site mais abrangente, para tentar alcançar o maior número de pessoas, pode não ser tão eficiente assim. Por mais que você consiga atrair muitas pessoas, quem garante que elas farão alguma compra no seu site? Pensando assim, é bem melhor focar num público-alvo menor, só que mais definido, e assim, por mais que ele não tenha um grande volume de visitas, as que tiver poderão ser mais efetivas.

 

2 – Facilite o processo de compra 

Não vai adiantar muito você caprichar no layout do seu site, deixar tudo super organizado e o botão de compra bem localizado se no momento de finalizar a compra o usuário sentir dificuldade. O problema nesses casos pode estar no tamanho do processo, na quantidade de dados de crédito para preencher entre outros detalhes.

Para evitar situações como essas, exatamente nessa fase tão importante, evite solicitar formulários longos ou dados que sejam difíceis de cadastrar. Preze sempre pela experiência do cliente em cada etapa, por isso, faça testes, se imagine no lugar do usuário e tenha certeza que assim você vai conseguir melhorar sua vendas!

 

3 – Esteja sempre disponível para ajudar

Acredito que um fator decisivo para quem está decidindo fechar uma compra online é saber que terá suas dúvidas respondidas e alguém para o ajudar, caso dê algo errado. Diante disso, pensar no atendimento é essencial! Acredite, as facilidades da tecnologia para mediar as transações não diminuem a necessidade de ter pessoas reais para ajudar quando necessário.3

 

4 – Surpreenda nos detalhes

Acredito que quase todo mundo já ouviu aquele ditado que diz: “o segredo está nos detalhes”. Essa ideia faz toda a diferença no mundo das vendas online, afinal, onde a cada dia as relações e transações estão se tornando mais impessoais e mecânicas, mostrar um olhar mais pessoal, uma embalagem bonita, um bilhete escrito à mão, um brinde personalizado pode fazer toda a diferença.

Uma prova disso é a Nubank, que rapidamente se destacou no mercado. Ao oferecer um serviço completamente tecnológico, que tinha tudo para ser impessoal e distante das pessoas, mas que com pequenas atitudes e uma postura diferenciada, evidenciada, principalmente, nas suas redes sociais, trouxeram o cliente para perto, o que ajudou, e muito na fidelização da marca.

 

5 – Fidelize

Partindo da ideia do tópico acima, penso que cada cliente é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada. Garantir uma boa experiência de navegação, compra e atendimento, certamente, contribuirão para seu retorno ao site e novas compras. Além disso, a forma de divulgação mais certeira é a boca a boca.

Mesmo depois de todo o avanço tecnológico, ter sua marca ou seu evento, por exemplo, sendo divulgados por pessoas próximas, de confiança, podem ter mais poder de influência que qualquer post nas redes sociais ou outdoors espalhados pela cidade.

E como vimos, o ideal é estar sempre atualizado, pesquisando sobre a sua área e de olho nos site dos concorrentes. Nunca esqueça que o mercado é algo que vive em constante mudança. Então, foque nas pessoas, dê o seu melhor e mãos à obra, que o sucesso vem!

 

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!